sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

7o ano 2010

Demos início ao nosso projeto de escrita. "Contos Desencantados" é o nome, uma vez que faremos releituras de contos de fadas.
Neste primeiro momento, me preocupei em fazer um diagnóstico da escrita dos alunos, e de seus conhecimentos e ideias sobre contos maravilhosos.
Começamos diferenciando as redações escolares de um conto. Conversamos sobre as funções didáticas das redações e procurei, de maneira superficial, a princípio, falar sobre a estrutura de um conto. Lemos um de Ivan Ângelo e eles puderam dar hipóteses com relação às diferenças encontradas.
Em seguida contextualizei as origens dos contos de fadas, desde sua existência folclórica até os registros por Perrault, Grimm e Andersen. Comentei com eles sobre as interpretações psicanalíticas e logo eles associaram a Chapeuzinho Vermelho a um contexto maicioso.
"Pro, o Lobo não era então um homem que podia estuprar a Chapeuzinho?"
"Pro, a Ivete Sangalo fez uma música assim e acusaram ela de falar de pedofilia..."
Como estão ligados, esses adolescentes, não?...

Enfim, a primeira atividade proposta foi de escrita de uma história com base em algum elemento conhecido por eles que viesse de um conto de fadas. A quantidade de citações ao Shrek foi maior que o esperado, mas é compreensível...

Na segunda aula do projeto trabalhamos com algumas versões infantis do conto Chapeuzinho Vermelho. Livros magnificamente “desencantados”, em que a história original é recontada. Cada grupo leu uma versão e depois a contou à sala, dizendo em que elementos a nova história inovava. Foi muito interessante vê-los rindo das ilustrações e das viradas que os livros trazem.

Julia C. Julia  e Márcia lendo "Caindo na Real"

Gui, Igor e Pedro lendo "Outra versão de Chapeuzinho Vermelho"

César, Gustavo e Luca com "Fita Verde no Cabelo"








Eugênio, Leo e Rafa com "O outro lado de Chapeuzinho Vermelho"
Giovana C. Giovanna O., Júlia P e Alexandra com o clássico do Chico "Chapeuzinho Amarelo".

Em vista da dificuldade dos alunos em desencantar seus contos, desencantamos um coletivamente, após a leitura do original. Ao escolhermos “O Príncipe Sapo”, conversamos sobre possibilidades de recontá-lo. Matamos o sapo e a princesa ficou solteirona. Matamos o sapo, mas logo ela encontrou outro. Brincamos de Shakespeare e a Princesa se tornou Julieta, se matando após acabar com a vida do pequeno gosmento. Para dramatizar ainda mais, assim que morre, aparece na janela da recém defunta um outro sapinho, mostrando a possibilidade de novos amores...

Em outra aula, para completar o processo com o conto do Príncipe Sapo, assistimos ao filme “A Princesa e o Sapo”. Para avaliar a atividade, propus questões, que seguem abaixo:

1- Quais elementos mágicos ajudam a dupla no filme?

2- Quais as provas por que passam?

3- Como o filme desencantou a bruxa? E a fada madrinha?

4- Identifique a presença de algum número mágico no filme.

5- Em que sentido o príncipe é desencantado?

6- E a protagonista, Tiana? Ela é a princesa da história? Explique.

7- Você achou o final desencantado? Por quê?


Fizemos uma avaliação de alguns contos do livro bimestral, "Contos de Grimm". Fiquei um pouco decepcionada com a quanttiddade de notas vermelhas, e em conversa com os alunos, recebi o feedback de que muitos não leram os contos pedidos.
Segue abaixo a avaliação proposta:

1- Faça uma comparação entre o conto O Príncipe Sapo que você leu no livro e o filme baseado na história. Levante semelhanças e diferenças.

2- Em O Príncipe sapo o número 3 é importante para o casal de príncipes. Por quê?

3- Explique o porquê do nome de João Fiel.

4- Qual é o elemento mágico que faz com que o príncipe seja salvo neste mesmo conto? Explique.

5- Em “A gata borralheira”, qual o papel dos pássaros?

6- Ainda neste conto, qual a simbologia da avelãzeira?

7- Você considera o protagonista de “A luz azul” como herói? Justifique.

8- Explique o título de “A luz azul”


Os alunos, no entanto, se redimiram com as redações! Fiquei impressionada com as ideias de "desencanto", e para poder compartilhar alguns contos, criei um espaço único, que você acessa aqui.

Abril/ 2010
Vamos começar o segundo bimestre nos preparando para os contos. Como aquecimento, dividimos a sala em grupos e com o livro dos irmãos Grimm como base, eles escolheram contos para dramatizar. O trabalho, além de dar mais contato com o universo do maravilhoso, trabalha linguagem oral e uso do discurso direto, uma vez que eles devem passar para as falas das personagens elementos que estão no discurso do narrador.
Na semana que vem eles apresentarão, e então postarei as fotos.

Hoje eles pediram para ensaiarem as apresentações, e cedi a aula de PT para tanto. Eles se reuniram na quadra e saíram bastante empolgados para trazerem figurino e cenário... Quem disse que aluno só se motiva por nota??....

Uma das elaborações artísticas para a Feira será um castelo de caixinhas de pasta de dentes. Para tanto, usamos o tópico da apostila "Campanhas Publicitárias" e os alunos produziram campanhas para arrecadar o material.
Cheque que criatividade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário