quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

9 ano 2011

Começam os trabalhos do último ano desses alunos tão queridos na nossa escola... Alguns estão conosco desde a Brink, e será muito triste os deixarmos partir... Não, não será motivo para repetir ninguém à força, mas eles deixarão muita ssaudades...
Ainda é ccedo para falar disso, mas eu estou envolvida com a partida deles até o último fio de cabelo, pois estou ajudando nos preparativos da formatura! Já estamos vendendo bolo, brigadeiro e salgados, e o grupo está se mostrando ativo e aumentando bem nosso caixa.

Enfim, este espaço não é para falar de formatura, então vamos aos comentários sobre nosso trabalho...

Um dos tópicos importantes deste bimestre foi a elaboração de resumos. Parece pouca coisa, mas sem saber fazer um resumo decente, nenhum trabalho de pesquisa funciona. Acaba caindo no famoso corta e cola, ou na simples cópia decorada.

Trabalhamos o assunto na apostila, e nas aulas de produção, em que levei uma reportagem para que eles sublinhassem, separassem ideias fundamentais e em seguida criassem seus próprios textos. Abaixo uma foto da Larissa concentrada na leitura.

Março

Dissertação...
É difícil começar a trabalhar dissertação, pois é um gênero novo e que exige um bom conhecimento de mundo por parte dos alunos.
Portanto, gosto de começar com um debate, para que eles percebam a importância de argumentar sobre suas opiniões.
O primeiro foi sobre os reality shows, e foi interessante ver como os lunos que são contra pessoalmente, tiveram que organizar argumentos a favor dos tais programas. Abaixo seguem algumas fotos da atividade.

Primeiro os grupos se reúnem para levantar argumentos.



Depois começam a debater



Os jurados observam e anotam o que acham relevante para o veredito.

 Ao final, os jurados expõem suas opiniões sobre o debate.

O 9o ano ficou responsável pela produção do jornal informativo da escola. Juntos dividimos a sala em departamentos e criamos o nome do jornal. Jornal A Onda, o jornal que te afoga de notícias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário