Como prévia da campanha do Grêmio Estudantil, fizemos, no 9o ano, uma mini eleição. A atividade rendeu muito bem em todas as salas, e foi um evento!
Dividimos a sala em 3 grupos, com o objetivo de elaborar discursos políticos para angariar votos. O que valia? Uma caixa de chocolates.
Os pontos avaliados e trabalhados foram:
Oralidade, linguagem formal, recursos de persuasão e identificação com o interlocutor.
Escolhidos os candidatos, nomes dos partidos e propostas, eles foram de sala em sala discursarem.
No intervalo os colegas votaram, em urna lacrada e tudo... Ouvi muito "Nossa, primeira vez que eu voto!" ou "Estou me sentindo grande..."
Contamos os votos com os fiscais determinados por cada partido e a Julia, candidata do PPF ganhou...
Mas o mais bacana foi mesmo o momento de critique que fizemos na sala, antes da votação. Eles discursaram para os adversários, e puderam analisar a fala do outro. Gírias e coloquialismo em excesso foram condenados por eles. Incoerência de posutra também... ("Como vocês querem ganhar votos se vocês estão de calça jeans, quebrando uma regra da escola?"... fácil ser oposição, não?)
Pessoalmente, o que mais gostei foi do momento em que eles avaliaram as plateias...
"A sala tal parecia que estava dormindo, é horrível falar e não ter reação nenhuma."
"O aluno Fulano de Tal estava quase dormindo, me senti sozinha lá na frente!"
"A sala tal é super participativa, foi bem bacana falar lá!"
Quando eles terminaram de avaliar seu público, fiz paralelismos com as posturas deles em sala, e pontuei que esse era nosso sentimento de professor, ao perceber as variações de posturas dos alunos....
Com o resultado percebi que os perdedores ficaram chateados... Mas fiz questão de lhes parabenizar pela coragem e pelo esforço, que já fazem deles todos vencedores!
Saí feliz... Atividades assim nos gratificam, e me fazem lembrar do porquê da minha escolha profissional...
Nenhum comentário:
Postar um comentário