quarta-feira, 30 de junho de 2010

Salve Saramago

Preciso deixar aqui registrada minha tristeza com a passagem de José Saramago. Parece clichê, todos estão falando dele, mas não me reprimo por isso. Sempre li Saramago, desde os tempos de vestibular, com o Memorial do Convento. Ser contemporânea dele, assim como ainda ser de Gabriel Garcia Marquez, me fazia sentir que vivo em uma época especial, como se eu vivesse na época de Machado, ou Pessoa. Agora ele se foi, mas fica na minha biblioteca e em meu coração.
Acabei de rever uma entrevista dele à Marília Gabriela, concedida antes de escrever o grande "A caverna". Diz-se um homem melancólico, avesso a grandes alegrias. Emociono-me demais, pois além de adora-lo como escritor, vejo nele um pouco do meu pai, falecido em setembro e tão lusitano quanto o célebre escritor. Ver Saramago recitar um verso de Camões me levou às lágrimas... Revi meu pai recitando um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha...

"Diga lá, ao nosso querido Rei, que a terra é rica e bondosa, de gente muito generosa"

Nem de longe posso comparar meu pai a Saramago. Meu pai era um homem simples, sem grandes estudos, mas por ser português, tinha a Língua impecável, nos pronomes e verbos. Seu sonho era que eu escrevesse um livro com as memórias dele. Mas em comum com o Nobel, tinha a Pátria, e o orgulho que os portugueses parecem ainda ter de seus grandes autores. De origem simples ou não, mantêm no saudosismo uma ligação com a tradição. Pelo menos os da época do meu pai.
Percebi que desde que se foi, não escrevi sobre ele... Este não é o espaço, para isso tenho a Jeca, mas pelo menos me abriu o apetite para entrar no assunto.
Fica aqui minha homenagem tripla:
Ao nobre e genial Saramago, à maravilhosa Língua Portuguesa e ao simples e saudoso Antonio Pinto.

2 comentários:

  1. ACHEI LINDO O QUE VC ESCREVEU SOBRE O SEU PAI...VC TEM RAZÃO QDO DIZ QUE, NEM DE LONGE, PODE COMPARAR SEU PAI AO SARAMAGO : COM CERTEZA, SEU PAI ERA MUUUUITO MELHOR QUE ELE, PELO SIMPLES FATO DE SER " O SEU PAI"!!!

    ResponderExcluir
  2. E este texto me encheu os olhos de lagrimas... Um beijo Tati!

    ResponderExcluir