Como passa rápido, não?... Já estamos quase no último bimestre, sempre o mais esperado e corrido.
Para facilitar a vida dos pais, já estou postando os livros que peço nessa reta final, além das minhas indicações para pais.
6o ano:
Da série Reencontros, esse é um livro que inicia os alunos a um grande clássico mundial, além de ser uma leitura prazerosa e leve, ótima para aliviar o stress do fim de ano.
7o ano:
Acabamos nosso projeto de contos de fadas... Foi uma delícia, e para fecharmos com chave de ouro, nada melhor do que uma das histórias mais conhecidas de todos. mas nada de leitura infantil, não... Essa versão, da Cia das Letrinhas, é o texto integral, mais adequado aos nossos leitores dessa faixa etária.
8o ano:
Adoro incentivar os alunos a ler clássicos universais, e nada melhor para encerrar nosso projeto de contos de terror que Kafka. Sim, ele não escreve terror, mas o fantástico é praticamente uma versão adulta do que eles trabalharam ao longo do ano. Acredito que esta vai ser uma leitura desafiadora para eles, mas chegaram ao final do 8o ano, e amadurecem a cada dia. Indico a versão da Melhoramentos, mas por ser o texto integral, também vai ser fácil de encontrar em bibliotecas ou em outras versões.
9o ano:
Parece que foi ontem que essa turma entrou pequenininha na escola. Já os estamos formando, e sinto uma tristeza enorme em dar aqui minhas últimas indicações de livros para eles. Passamos por muitos momentos, e essa sala passa pro Médio bastante preparada para leitura... Leram Vidas Secas, Morte e Vida Severina... Encararam Amós Oz e Mia Couto, sempre com muitos questionamentos e insights. Uma delícia de se trabalhar.
Para encerrar, eles têm 2 livros... Um que será trabalhado ainda neste bimestre, e outro para o fim do ano. A eles:
Como estamos trabalhando teatro para a Feira, vamos trabalhar Literatura e Cinema, e para tanto, nada melhor que Shakespeare. A edição da L&PM é compacta e barata, mas não perde a qualidade da tradução.
Adaptação do clássico francês, este livro tem muito a ver com a situação dos mineradores chilenos presos, drama que vivemos agora. Além de ser um livro belíssimo sobre a força humana e um retrato de História Francesa. Sugiro que eles comecem a ler logo, pois não é um livro curto.
E para pais... Este mês minha indicação é um pouco radical, me perdooem. Mas quando leio algo que muda vidas, tenho muita necessidade de compartilhar, e esse livro tem tido um efeito devastador na nossa vida aqui em casa:
Trata das mazelas que o açúcar causa na nossa saúde. É de arrepiar, especialmente para quem tem filhos, constantemente expostos a doces e a industrializados. Um tratado histórico, sem ser uma leitura pesada. Vale muito a leitura.
Radical demais? Sempre há a minha lista de preferidos à direita, para que vocês consultem e se inspirem...
E vamos nós!
Nos veremos dia 16 de Outubro, na nossa feira Cultural!
Abraços
Tati
Professora,
ResponderExcluirencontramos o texto na íntegra da obra de Carlos Collodi, As aventuras de Pinóquio, no site www.scribd.com.
Se puder conferir e alertar o pessoal do 7.ano, seria bem interessante: os alunos já podem ler e os pais não precisam comprar.