terça-feira, 20 de setembro de 2011

Livros 4o Bimestre

Chegamos ao 4o bimestre! Como passou rápido, quando piscarmos os olhos estaremos comendo rabanadas e pulando ondinhas para brindar a chegada de 2012.
Mas antes disso temos muito trabalho pela frente. Último bimestre, Feira Cultural (dia 22 de outubro, não se esqueçam) e claro, mais um livrinho...
Vamos a eles?

6o ano
Clássico juvenil! Ponho a mão no fogo que muitos pais leram esta obra prima do João Carlos Marinho! Tenho uma experiência muito gratificante com esse livro. Geralmente os alunos se lembram dele no 9o ano e o consideram um dos melhores que leram na escola.

7o ano
O 7o ano merece um respiro depois de entrar na vida da família trágica do Éramos Seis, não acham?
Esta série é feita em estilo HQ e fala da vida e obra do Shakespeare. Leitura light para eles relaxarem... Sem deixar de aprender muito!

8o ano
100 anos do grande baiano... O 8o ano vai ler um conto divertidíssimo que ele fez em uma semana, para inaugurar uma revista de um amigo. Vamos fazer um trabalho diferente, e lê-lo em sala. Portanto tenham-no logo em mãos, pois o usaremos diariamente na escola.
9o ano

Nossos formandos estão se despedindo do TriAção com um clássico bem gostoso de ler. São duas novelas de José de Alencar reunidas que é interessante para introduzir os alunos à linguagem dos autores do século XIX. Vou, em sala, trabalhar alguns contos do Machado também, mas esta é minha indicação de livro.
Fica uma ressalva neste caso. Apenas para o 9o ano, diga-se de passagem.
Pela primeira vez, deixei a leitura como sendo optativa. Pergunte ao seu filho se ele vai ler antes de comprar. Fiz isso com um intuito pedagógico, que posso explicar a quem quiser em particular. Basicamente, acredito que seja um bom momento para mostar a eles que ELES são os donos de sua aprendizagem, e após a valiação (para os que lerem, claro) vamos discutir justamente isso.

Bom, estou na escola sempre disposta a conversar e tirar dúvidas e ouvir sugestões!

Abraços
Tati

Um comentário:

  1. OI Tati,
    O livro parece muito legal,o eramo seis foi bem complicado para ler,mas,espero que esse livro seja mais light.
    Fernanda M.

    ResponderExcluir