Lendas Ilustradas.
Eles chegaram do 5o ano... Acham tudo novo, se assustam quando veem o professor subir as escadas e correm para se sentar rapidamente. Acho isso fofo... Gosto de como elas ainda usam canetas coloridas nos seus cadernos, e como eles ainda quase me chamam de "tia"...
Mas é hora de crescer.
"Não, não dou visto nos cadernos, isso é responsabilidade de vocês! Se estiver fora de ordem, o prejudicado é seu estudo, não o meu!"
De canto de olhos checo para ver se sabem mesmo usar o tal caderno, mas que eles comecem, e logo, a caminhar sozinhos, sem a necessidade de tapinhas de parabéns o tempo todo.
O 6o ano é carinhoso, caprichado e encantado. Encanto-me junto...
Por isso, em 2009, fiz com eles o projeto de "Lendas Ilustradas", que foram expostas na Feira Cultural.
Projeto anual, nosso trabalho começou com leituras coletivas de lendas diversas, seguidas de análises da estrutura da narração. Estudamos personagens, espaço, conflito...
Aos poucos, inseri a ideia da iulustração, a diferenciando da gravura.
O intuito era que os alunos pudessem organizar um texto narrativo em linguagem visual, respeitando os elementos da narrativa.
Várias foram as estapas de trabalho em grupo. Leitura coletiva, repordução oral, escuta e reescrita. Só faltou dramatizar... Ficará para uma próxima, com certeza!
Várias foram as estapas de trabalho em grupo. Leitura coletiva, repordução oral, escuta e reescrita. Só faltou dramatizar... Ficará para uma próxima, com certeza!
Ao final, cada membro trouxe uma lenda, e a mais interessante foi escolhida para se transformar em Arte.
A avaliação ficou por conta da capacidade de se passar a ideia através do visual. Não foram avaliadas habilidades artísticas, mas sim capricho, organização, capacidade de relaqcionamento em grupo e compreensão do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário