sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

9o ano: Cidadania e Arte

Em 2009 abracei um projeto ousado... Encenar uma peça com os alunos do 9o ano. Buscamos peças por um bimestre, e finalmente todos sdoraram "O Palácio dos Urubus", que eu encenei no Pio XII em 1995...


Como minha experiência com teatro era pouca, fui atrás, e descobri o fichário de Jogos Teatrais da Viola Spolin, que me deu uma luz!

"O Palácio" é uma crítica escancarada e cômica da ditadura no Brasil, e foi interessante trabalhar este tama com alunos cuja noção desta época é tão vaga...
O mais interessante, no entanto, foram os momentos de oficina mesmo, em que fiquei surpresa ao ver nossas relações se fortificarem e as crianças se abrirem de maneira belíssima e poderosa...
Ao final apresentamos com renda voltada para caridade e pudemos guardar momentos muito emotivos e profundos. Além das risadas garantidas, claro...
Algumas fotos para matarmos a saudade.







Um comentário:

  1. nossa tati, q sdds d td isso..
    hj foi o primeiro dia de boa parte da turma la no bom jesus, ai a prof d escrita flou q a gnt tbm vai fzr pra feira d ciencias um projeto teatro, em 5 grupos com 10 alunos cd.. tds nós, lembramos imediatamente do nosso projeto, e pd ter ctza q pra escrever nossa peça (é, cd um escreve uma, e depois d corrigidas, serao votadas no grupo para decidir ql sera apresentada) pediremos sua ajuda
    bejos

    ResponderExcluir